RSS

Doces Italianos




Gastronomicamente são muitas as tradições na Itália, e os doces também são uma especialidade desse país maravilhoso. As quantidades, as diversidades e gostos são muitos. Aqui, encontrará um pouco dessas "guloseimas"!

Os famosos doces de Marzipã


Marzipa
Essa é uma das coisas curiosas que se vê em quase todas as vitrines de docerias da Itália, doces feitos de Marzipã, ou “Marzapane” em italiano. Marzipã é uma preparação de produtos de confeitaria, que consiste basicamente na mistura de pasta de amêndoa com clara de ovo e açúcar. O nome deriva do árabe mauthaban, originalmente o nome de uma moeda. Introduzido na Itália, na época das invasões árabes, o doce se espalhou pela Itália, como o brigadeiro se espalhou pelo Brasil.


A versão Siciliana do Marzipã, chamada fruta de Martorana é reconhecido como produto agroalimentar tradicional italiano da região da SicíliaPuglia Toscana também o inseriram nos seus menus com o nome de “Marzapane”. Na Ligúria, sobretudo da província de Genova, existe uma tradição secular de preparação de docinhos de marzipã, chamados “quaresminhas”, que serviam de paliativo à proibição de consumo de chocolates antes da Páscoa.
Os Cannoli Sicilianos
Esta receita é de um doce muito famoso que sempre aparece em filmes italianos, e é típico da Sicília, estamos falando dos cannoli siciliani, rolinhos de massa recheados com ricota e frutas cristalizadas. 
cannoli são uma especialidade de pastelaria mais conhecida da Sicília .
Foram originalmente preparadas no carnaval , com o tempo de preparação tenha perdido seu caráter ocasional e experimentou uma notável difusão na Itália, logo se tornando um exemplo bem conhecido da confeitaria italiana no mundo.

É constituída por uma bolacha de massa frita (chamado de casca e de 15 a 20 cm de comprimento com um diâmetro de 4-5 cm) e preenchida coms ricota de ovelha. Formando pequenos círculos de massa (feita de farinha, trigo , vinho , açúcar e banha ), que são pequenos tubos enrolados em tubo de metal e depois fritados, tradicionalmente na banha, ou no óleo. Antes da legislação moderna de saúde entrar em vigor, a massa era enrolada em pequenos cilindros obtidos por corte de madeira dos rio (canne del fiume), de onde pegou-se o nome.
O tradicional recheio de ricota, recebeu recentemente a companhia de outro queijo, o de vaca, mas menos saboroso que o das ovelhas, mas mais delicado e digestível, recebeu também recheio de creme e crene de chocolate. em outras regiões da Itália, é recheado com frutas cristalizadas, ou com grãos de pistache e nozes. O cannoli é então enchido polvilhado com açúcar em pó. O cannoli são preenchidos no momento de comer, é porque, com o passar do tempo, a umidade do queijo é absorvido pela bolacha fazendo-a perder a sua frescura. Para evitar isso, alguns que revestem a superfície interna da massa com chocolate derretido: desta forma, o invólucro não molha ficando crocante por mais tempo.

Castanhole (Castagnole)

A “castagnola” e’ um doce italiano típico do Carnaval, nasce na “Emilia Romagna”, e são encontrados e amados em toda a Itália, com nomes diferentes em cada região: zeppole em Napoli e na Puglia, Tortelli em Milano e também como “castagnole” em Friuli Venezia Giulia.
O nome deriva da semelhança com as “castanhas” o sabor e’ muito bom! 



CASSATA ITALIANA

É um doce gelado de origem Italiana, feito à base de sorvetes de vários sabores a que se acrescentam creme de leite, frutas cristalizadas, biscoitos ou pedaços de bolo.
Na Bell´Italia existem duas tradicionais receitas originais de Cassata, muito parecidas, porém, com algumas diferenças de região: a Pugliese e a Siciliana - as únicas realmente "veras". No resto na Itália mesmo existem outras versões, como a de Abruzo, por exemplo, também antiga, e inúmeras outras tanto lá quanto em outros países do mundo, mas não são preparadas da maneira original.
A Puglia é a maior produtora de amêndoas do mundo, por isso seu uso nas receitas puglieses é muito comum.

Cassata
 
Cassata

Mini cassata